Lifting Facial
RITIDOPLASTIA OU LIFTING FACIAL
(CIRURGIA DE REJUVENESCIMENTO FACIAL)
Esta cirurgia procura diminuir a flacidez e atenuar as rugas da face e pescoço, assim como remover os excessos de gordura localizada nestas áreas, dando ao rosto uma aparência mais jovial. Ao contrário de certas informações leigas, a ritidoplastia não elimina todas as rugas mas, o conjunto dos efeitos alcançados com a cirurgia levará a uma face rejuvenescida.
A cirurgia de rejuvenescimento facial é um dos procedimentos mais realizados na atualidade. Os novos conceitos de cirurgia estética da face buscam cada vez mais naturalidade nos resultados.
A cirurgia do rejuvenescimento facial visa a atenuar os efeitos do tempo, da gravidade, do estresse do cotidiano, do dano solar crônico sobre a face, que resultam na queda dos tecidos, rugas profundas, flacidez cutânea, perda dos contornos da face e do pescoço, de maneira lenta e progressiva. Sendo a face nossa identidade, o nosso “cartão de visitas”, o objetivo do rejuvenescimento facial é promover uma melhora global, devolver a suavidade das expressões, restaurar o contorno perdido e a jovialidade da face e do pescoço, sem os estigmas de um procedimento cirúrgico.
A cirurgia, porém, não é capaz de conter o envelhecimento que ocorre normalmente com todos nós ano após ano e, portanto, não dura para sempre. Mesmo assim, um paciente operado sempre terá uma aparência melhor do que se nunca tivesse sido operado. Geralmente, os resultados mais evidentes permanecem por 5 a 10 anos, e o procedimento pode ser repetido outras vezes. A maioria dos pacientes que realizam esta cirurgia tem entre 40 e 60 anos. A cirurgia pode ser realizada com anestesia local e sedação. É comum a associação com outras cirurgias para um melhor resultado estético da face, como a rinoplastia (cirurgia do nariz) e a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras).
Algumas pessoas são anatomicamente privilegiadas e conseguem resultados realmente surpreendentes mas de maneira geral, todos(as) os(as) pacientes ficam extremamente felizes com a cirurgia.
Na consulta inicial o(a) paciente mostra, na frente do espelho, os problemas que deseja melhorar, analisando com o cirurgião as possibilidades e particularidades de cada caso. Os resultados não são os mesmos para formas de face, textura e flacidez de pele tão diferentes. Quanto mais idoso(a) for o(a) paciente, menor será a duração dos efeitos da cirurgia. O mesmo ocorre com os de pele seca e quebradiça. Ao contrário, aqueles(as) mais jovens, com pele espessa e gordurosa obtêm melhores resultados e efeitos mais duradouro
Muitos questionam sobre os riscos da cirurgia.
Toda cirurgia tem riscos, mas estes são geralmente previsíveis e na maioria das vezes, controláveis. A cirurgia estética, como procedimento eletivo, é uma conduta cirúrgica planejada, podendo aguardar a oportunidade ideal para ser realizada, razão pela qual os riscos sistêmicos a ela inerentes são menores.
Raramente traz implicações sérias, entretanto, como todo ato cirúrgico, tem seu risco natural e os imprevistos. Tenha a certeza que tudo será feito para evitá-los, proporcionando os melhores resultados. Lembre-se que os maiores interessados nos bons resultados são o cliente e o cirurgião, e o bom relacionamento entre eles deve ser sempre procurado nas consultas.